quarta-feira, 18 de maio de 2016

Meu Chow Chow não gosta de banho no pet shop

chow
Há poucos dias recebemos fotos onde um cão da raça chow-chow mordeu a mão de um banhista. Na oportunidade um profissional do setor sugeriu uma matéria sobre cães da raça.
Na postagem na rede social Facebook a profissional desabafa sobre o acidente onde sua mão foi ferida após a mordida por um cão.
tosadora 4
Nas fotos acima a mão da tosadora ferida. Escolhemos para esta matéria o cachorro de raça chow-chow, mas poderia ser outro com a mesma índole.

Em geral, o Chow Chow apresenta temperamento calmo e tranquilo, porém é um cão reservado, independente, com forte instinto de caça, protetor e absolutamente leal ao dono. É um cachorro considerado extremamente protetor e pode, com o tempo, mostrar-se excessivamente agressivo em relação às pessoas estranhas ao convívio familiar.
A médica veterinária e empresária do Praia Pet, June Schneider, explicou que devido ao temperamento da raça, o Chow-chow não é aceito na maioria dos pet shops que oferecem o serviço de banho e tosa.
“Aqui no Praia Pet aceitamos, porém com algumas restrições. A principio nós perguntamos ao proprietário do animal sobre a índole, se é um animal com histórico agressivo dependendo das informações fazemos um teste. O primeiro passo que tomamos é observar os sinais durante a manipulação do animal. Observamos sua índole, que por natureza é extremamente desconfiado com estranhos. São cães que em geral possuem características de um comportamento dócil quando no convívio com sua família, mas que podem ser agressivos com pessoas estranhas ou em situações em que eles não gostam (como alguns que não gostam de banho ou dos cuidados veterinários). Nestes casos, o cão poderá demonstrar com uma June1mordida”.
June esclarece que a saúde física dos profissionais é um fator importantíssimo em qualquer empresa.
“Normalmente em cães agressivos nós trabalhamos com focinheira, porque também precisamos proteger o funcionário. Primeiro, porque é fundamental preservar sua integridade física, segundo, ele é uma peça importantíssima, não, única dentro do banho e tosa. Caso seja mordido poderá ficar fora do trabalho no mínimo por uma semana. Olha o tamanho do prejuízo para a loja, para os outros cães que só ele sabe o temperamento, o tipo de tosa e o jeito de lidar; e outro prejudicado é o dono deste animal que mordeu”.
No caso do tutor, a médica veterinária falou da importância dos serviços de um adestrador.
“É importante também a socialização quando este cão for filhote, o tutor deve procurar um adestrador para buscar informações. Porque quando o animal estiver adulto será mais difícil corrigir. O comportamento do dono com animal é o reflexo de suas atitudes. O ideal é o proprietário evitar este problema de comportamento do animal desde novinho, como por exemplo acostumar o animal aos banhos regulares. Nós também aconselhamos a castração principalmente nos machos, quanto antes possível, para diminuir o comportamento dominante e territorialista geralmente observados em cães não castrados”.
A empresária esclarece que um trabalho com adestrador dentro do banho e tosa seria o ideal para minimizar este tipo de problema.
demetrius
O adestrador, treinador de cães para exposição e empresário Demetrius Souza do Entre Patas e Asas que iniciou na carreira aos 15 anos, viajou por todo o país participando de exposições de raças, declarou que o “problema” é muito mais complexo.
“Ele é um cão primitivo que não expressa reação de agressividade, isso no caso de um estranho, na família não. Ele é um excelente cão de guarda, porém o animal deve ser socializado desde filhote. O que vemos na maioria das vezes, são proprietários despreparados para ter uma determinada raça, pois todo filhote com seus 50 dias de vida, é lindo e maravilhoso, mas esse mesmo filhote tem uma herança genética de caráter, temperamento e estrutura e que ao longo dos seus anos de vida, podem ser moldados de forma errônea”.
Sobre a questão do banho e da tosa o treinador explicou que não recomenda quem não tem conhecimento dar banho em cães de raça primitiva, neste caso o chow-chow, mas pode ser um akita.
“O risco do banho nestas raças é muito grande, aqui no Entre Patas e Asas caso chegue um cão com esta característica eu ponho na banheira e tento entender a reação do cachorro, se observar que estÁ tudo tranquilo e pode mexer em qualquer parte do corpo deste cão deixo que os funcionários façam o banho, caso contrario não, faço o serviço, devido a minha experiência de vários anos. Então a primeira atitude do banhista é conhecer sobre o temperamento do animal. É preferível não aceitar dar banho, a correr o risco de machucar uma pessoa dentro do banho e tosa”.
demetrius3
Demetrius declarou que o dono do animal precisa entender só uma coisa: “a socialização” do cão.
“O treinamento enquanto filhote ajuda na formação de caráter e no ajuste do cachorro adulto ao convívio com as pessoas. Um filhote mal socializado se tornará um cão adulto problemático, mesmo que seja cão de guarda, é totalmente errado privar um cão de ver pessoas achando que ele vai ser um bom de guarda. Errado. Um cachorro que é socializado saberá o momento da guarda, do carinho da família e nessa parte que entra mostrar que banho e tosa é algo normal na vida dele, seja no Pet shop ou em casa, tomar banho tem que ser algo normal, assim como se alimentar. Não é uma raça indicada para proprietários inexperientes e que não saibam lidar com seu temperamento forte e, por muita vezes, dominante. O tutor do animal precisa ter esta consciência que tem dentro de casa um animal que precisa desta prevenção, caso contrário certamente terá problemas de agressividade”.
O treinador esclareceu ser é totalmente contra o uso de calmantes para a realização de banho ou tosa em animais.

Fonte: vidapetnews.com.br

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário